segunda-feira, 21 de junho de 2010

O espaço da diferença


O espaço da diferença
Antônio A. Arantes(org)

Motivo da leitura: Peguei emprestado de um amigo este livro e " A memória coletiva" de Maurice Halbwachs. Achei a leitura do segundo um tanto difícil e não prossegui (pelo menos por ora)optando por ler este outro. A linguagem, principalmente nos primeiros textos é bastante técnica, exigindo mais concentração na leitura.
A princípio, pensei em resumir um ou outro texto que achei mais interessante, mas não fiz isso. Foram eles: Culturas viajantes (James Clifford),Contornos de uma política espacializada: veículos dos sem-teto e a produção da escala geográdica(Neil Smith), Um sentido global do lugar (Doreen Massey), Avenida Paulista: A produção de uma paisagem de poder (Marcelo Nahuz de Oliveira).
Entendi quando ma recomendação da leitura meu amigo disse que éra mais feliz antes de ler esse livro...

Segue trecho de uma resenha que encontrei aqui na net feita por Claudia Castellanos.

"...Livro composto por estudos de questões brasileiras e internacionais, os autores que dele participam (de diversas nacionalidades) têm em comum a necessidade de dar visibilidade a práticas sociais que se caracterizam hoje, fortemente, nas palavras de seu organizador, pela presença de "informações, princípios éticos e argumentos construídos em espaços sociais mundializados". Espaços sociais que, no enredamento das atuações da academia e dos profissionais que se voltam para esta questão, como as atuações do mercado de bens culturais e das instituições de comunicação, têm ganhado novos sentidos que deslocam suas relações com o espaço urbano, com o espaço vivido. É importante chamar a atenção para o fato de que não é o acaso que leva o organizador a falar em espaços sociais mundializados. Os diversos estudos presentes no volume bem demonstram o esvaziamento de sentidos e sua banalização produzidos pelo emprego do termo 'globalização', massiva e largamente utilizado, sobretudo pela mídia em geral..."

Um comentário:

Filosofia e Cinema disse...

DÚVIDA, OH! DÚVIDA... não sei se entro com seguidor ou se fico com as moscas... :D bjs