sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AS BELAS IMAGENS - Simone de Beauvoir




S
em muito tempo pra me dedicar a leitura, escolhi este livro, por gostar do estilo da autora e custar R$ 7,00 no sebo.
Não é dos que mais gostei, mas vale a pena. A mistura de narrações confunde um pouco no começo, mas depois engrena e vai!
Laurence é publicitária, bem sucedida. Enxerga as imagens dos produtos “trabalhadas” para se tornarem produtos desejáveis; mesmo quando não está a trabalho ela se "pega" nesta avaliação.Casamento, filhas, amante, sem acreditar em ensinamentos religiosos, tem alta admiração pelo estilo de vida do pai, até decepcionar-se com suas expectativas.
Começa a questionar –se e comparar-se com a filha mais nova, que em virtude de uma amizade com outra menina ,tende a se perguntar sobre o sofrimento no mundo.

Segue trechos:

“...Por que Jean Charles de preferência a Lucien? O mesmo vazio se cria as vezes quando está com um, com outro; só que entre ela e Jeana Charles há as crianças, o futuro, o lar, o laço sólido; perto de Lucien, quando não sente mais nada, ela está a frente de um estranho. Mas se fosse com ele que tivesse casado? Não seria nem pior nem melhor, acha ela. Porque um homem de preferência a outro? É estranho. A gente se amarra para o resto da vida a um cara, porque foi ele que encontramos aos dezoito anos. Não está sentida que tenha sido Jean Charles, longe disso...”

“ ...Socialistas ou capitalistas, em todos os países do mundo, o homem é esmagado pela técnica, alienado ao seu trabalho, subjugado, embrutecido...”

“..."E agora, como agir?” ela se pergunta sentando novamento no sofá. Ascende um cigarro. Nos romances à moda antiga, não param de ascender cigarros, é artificial, diz Jean Charles. Mas na vida real isso se faz frequentemente quando as pessoas precisam parecer mais à vontade...”